PUCPR inaugura casa em formato de estrela no Câmpus Curitiba.

A Casa Estrela, símbolo do Esperanto e um dos exemplares mais originais da arquitetura de madeira de Curitiba, foi inaugurada no dia 6 de junho em evento organizado realizado na PUCPR. O local já está aberto para visitação, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 16h. Conheça um pouco mais dessa casa tão simpática!

O nome da casa é uma referência ao formato da construção, cuja planta é baseada em uma estrela de cinco pontas. Construída na década de 1930, a casa foi moradia para a família Castro até os anos 1990. O edifício vazio situado em área nobre de Curitiba, no Paraná, logo sofreu as ações do tempo e do vandalismo, e era alvo constante de especulações imobiliárias. Para proteger o patrimônio da família, os descendentes do contador optaram por retirar a Casa Estrela do local e a doaram para a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Adepto da Teosofia* e do Esperanto**, o construtor escolheu dar uma forma à casa que simbolizasse os ideais pacifistas e de unidade dos povos que estas duas correntes expressavam. O contador levou aproximadamente quatro anos para concluir a construção. O trabalho foi desenvolvido com auxílio de ferramentas precárias e um lampião de carbureto, sempre após o expediente normal na empresa Macchine Cottons onde exercia a função de contador.

A madeira utilizada na edificação foi basicamente o pinheiro do Paraná, que na época era abundante e barato. As tábuas de aproximadamente sete metros foram escolhidas pelo próprio construtor em uma serraria local.

O vínculo entre o projeto Casa Estrela e a Universidade, possibilitou aos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR participarem de todo o processo. “Os estudantes que atuaram no levantamento arquitetônico, mapeamento, desmonte do edifício e remontagem puderam perceber na história da Casa Estrela o real papel do arquiteto, que além de projetar, constrói, desenvolvendo durante a obra os meios necessários para que a edificação aconteça”, conta Nancy.

A Casa Estrela, que é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP), será um espaço cultural aberto à visitação, abrigará um museu com a história da família Gonçalves de Castro e um ambiente explicativo sobre a Teosofia e o Esperanto.

Comunidade – A Casa Estrela será um espaço aberto para visitação da comunidade e para exposição fotográfica. Conta com um anfiteatro onde alunos das escolas visitantes poderão conhecer a história da Casa. Fica dentro do Câmpus da PUCPR em Curitiba.

*Teosofia – Corrente que estuda todas as religiões buscando o que elas têm em comum, e apregoando a possibilidade de todos os crentes se unirem sob os mesmos princípios.

**Esperanto – Língua internacional planejada, proposta no século XIX pelo médico polonês Lázaro Zamenhof, que utiliza raízes comuns a diversos idiomas e tem uma gramática simples e regular.

Veja abaixo imagem com algumas curiosidades sobre a casa.

Fonte: PUCPR