Comemorado todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio foi uma data estabelecida em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que então foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, costuma-se fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Mas a data deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e o respeito as suas manifestações culturais.

Hoje, em todos os fóruns e espaços de debate está sendo o momento de discutir qual o lugar do índio na sociedade. Mas é importante lembrar que os índios já habitavam em nosso país quando os portugueses aqui chegaram ao ano de 1.500, entretanto, o que presenciamos desde esta data foi o desrespeito e a diminuição constante das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos índios estão perdendo suas terras. Respeitar o índio é respeitar o Brasil e a sua história.

Fontes: Wikipedia; Brasil Wiki, Sua Pesquisa