Alunos de todos os Câmpus participarão de atividades como doação de sangue, arrecadação de alimentos e cadastro de medula óssea

A Pastoral da PUCPR promove de 18 a 22 de fevereiro O Trote Solidário para os calouros dos cinco Câmpus da Universidade: Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo. O objetivo do evento é direcionar o foco dos calouros a atividades de cunho social.

Durante a semana, terá arrecadação de alimentos não perecíveis, doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea. As formas de doação variam conforme o câmpus.

Para estimular a participação, o Centro Acadêmico do curso que tiver mais alunos envolvidos será premiado. Os doadores devem levar o comprovante na pastoral de seu Câmpus para validação.

No Câmpus Curitiba, a novidade do Trote Solidário neste ano são os encontros dos Fóruns de Juventude. Serão abordados os temas: Juventude Universitária e os novos modelos para o Rito de Passagem e Protagonismo do Jovem na Universidade. O Fórum é um projeto que pretende oferecer uma oportunidade para o jovem expressar os seus anseios e as suas expectativas. Ao longo de 2013, serão realizados outros encontros com temas levantados em pesquisas com os próprios jovens.

No Câmpus Toledo, Londrina e Maringá terá palestra com o coaching e escritor Nailor Marques Junior. O palestrante é autor de 11 livros, entre eles ABC do Sucesso Profissional, O sucesso com inteligência. Confira entrevista do palestrante no Programa do Jô.

Confira a programação de cada Câmpus:

CÂMPUS CURITIBA
4 a 8/2 – Lançamento Oficial do Trote Solidário

18 a 22/2 – Coleta de sangue e cadastro para doação voluntária de medula óssea

Poderão realizar a doação de sangue e o cadastro de medula óssea voluntários de todas as Escolas: calouros, veteranos, professores e comunidade em geral.As doações poderão ser feitas em qualquer hemocentro da cidade.

18 a 22/2 – Arrecadação de Alimentos*

As arrecadações de alimentos poderão ser realizadas nos supermercados parceiros do TROTE SOLIDÁRIO (informados no site) ou de outras formas (vale toda a criatividade dos cursos).

18/2 – Arrecadação de alimentos – Escola Politécnica.

19/2 – Arrecadação de alimentos – Escola de Comunicação e Artes, Escola de Direito e Escola de Negócios.

20/2 – Arrecadação de alimentos – Escola de Educação e Humanidades, Escola de Arquitetura e Design, Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária.

21/2 – Arrecadação de alimentos – Escola de Medicina e Escola de Saúde e Biociências.

22/2 – Entrega dos alimentos, comprovantes de doação de sangue e de cadastro de medula óssea no Núcleo de Pastoral da Universidade até as 14h.

*Ver local e horário de arrecadação de cada Escola no site.

19 e 20/2 – Fóruns de Juventudes*

19/2 – Juventude Universitária e os novos modelos para o Rito de Passagem – Prof. Naim Akel, às 9h30 – Auditório Tristão de Ataíde e às 19h30 – Auditório John Henry Newman.

20/2 – Protagonismo do Jovem na Universidade – Prof. Marciano de Almeida Cunha, às 9h30 e às 19h30 – Auditório Tristão de Ataíde.

*Mais informações no site.

22/2 – Encerramento do Trote Solidário

Local: Ginásio de Esportes da PUCPR

Programação:

• Entrega simbólica dos alimentos arrecadados para as Instituições Parceiras;

• Premiação dos Campeões do Trote Solidário 2013;

• Concerto da Orquestra de Câmara da PUCPR com temas de pop rock;

• Show com DJ da RED BULL com intervenções artísticas.

CÂMPUS TOLEDO

4/2 – Acolhida aos calouros – Missa de abertura – 8h e 19h30;

18/2 – Palestra motivacional para os calouros – Nailor Marques Junior – das 19h30 às 21h, no auditório;

18 a 22/2 – Divulgação do Trote Solidário – Arrecadação de alimentos e doação de sangue;

23/2 – Campanha de doação de alimentos nos supermercados.

CÂMPUS LONDRINA
6/2 – 10h e 20h30 – Celebração Eucarística de abertura do ano letivo;

18/2 – Acolhida aos calouros – lançamento do Trote;

19/2 – Arrecadação de alimentos;

20/2 – Palestra motivacional para os calouros e arrecadação de alimentos;

21/2 – Conferência sobre a Campanha da Fraternidade 2013;

23/2 – Arrecadação de alimentos nas unidades do Supermercado Cidade Canção – das 9h às 12h;

27/2 – Coleta de sangue e inscrição de medula óssea – das 19h às 22h;

28/2 – Coleta de sangue e inscrição de medula óssea – das 8h às 12h.

CÂMPUS MARINGÁ

4/12 – Acolhida Geral na PUCPR Câmpus Maringá;

6/2 – Apresentação da Orquestra da PUCPR para calouros e familiares;

19/2 – Palestra com Nailor Marques Junior – às 19h, no auditório;

23/2 – Arrecadação de alimentos na Rede de Supermercados Cidade Canção – das 9h às 18h.