Se você é uma daquelas pessoas que não consegue se concentrar, perde o foco rapidinho e deixa tudo para a última hora, não deixe de ler algumas sugestões que podem ajudá-lo a vencer esse hábito.

Antes de citar algumas dicas, vale entender que existe um nome para essa enrolação toda: procrastinação. Essa palavra vem do latim e significa basicamente deixar de lado ou postergar para outro dia. Em universidades americanas há sites oficiais de conselhos de como vencer esse mau hábito tamanha é a incidência entre os jovens estudantes.

Veja agora algumas dicas que podem ajudá-lo.

Saiba o que quer – foco

Se você desempenha alguma tarefa que não lhe parece realmente certa, não há motivação para que possa fazê-la. Isso gera uma situação propícia à procrastinação. Ao contrário, se você busca algo que tem certeza, como por exemplo, passar no vestibular, você se sente muito mais motivado a desempensar determinadas tarefas. Portanto, foco nos seus objetivos.

Organização para os estudos é tão importante quanto o lazer

Hoje em dia a quantidade de tarefas que temos que desempenhar é tão grande que parece que falta tempo para fazer tudo. Por isso é fundamental se organizar e traçar um plano com as tarefas que precisam ser feitas, pois isso ajuda a visualizar o todo. Dentre todas as tarefas, não deve ser esquecido que os momentos de lazer são tão importantes quanto os momentos de estudo, pois o ajudará a se desligar das obrigações e mantem seu corpo mais relaxado.  Com isso, sua criatividade flui melhor.

Seja realista quanto ao tempo que você levará para cada tarefa

Nem tanto a terra e nem tanto ao mar. Estabelecer condições difíceis de cumprir só fará com que desanime com rapidez.  Saiba como seu organismo funciona antes de estabelecer 2 horas para executar uma atividade que na verdade levará 4 horas. Você deve levar em consideração imprevistos e interrupções.  Seja realista no momento de definir seu plano de tarefas.

Comece

O ato de procrastinar pode virar hábito na sua vida e para se desvincilhar o ideal é aderir a uma nova ideia: fazer as coisas de imediato, sem pensar em deixar para depois. Dessa forma, você acaba adquirindo um novo hábito e conseguirá observar que quanto mais você deixa as tarefas para depois, mais elas ficam complicadas de se resolver.

Livre-se das distrações

O ideal é que você estude sem qualquer tipo de distração que possa desviar sua atenção como televisão, rádio e celular. Se estiver estudando no computador, vale deixar de lado as redes sociais que incitam você a acompanhar as atualizações do momento. Se puder estudar em algum local silencioso, melhor ainda. Sem barulhos e sem distrações, você se concentra e acaba absorvendo melhor o conteúdo estudado.

Encare seus estudos como uma profissão

Ao ingressar no mercado profissional a intenção é que você consiga desempenhar da melhor forma possível suas atividades e contribuir para o crescimento da empresa, certo? Para isso, é interessante que você se habitue a executar as tarefas sem procrastinar. No mercado de trabalho você não terá como deixar para depois o que lhe foi pedido. Se você se habituar desde agora, não terá dificuldades em cumprir horários, se organizar, fazer cronogramas e administrar suas tarefas de acordo com seu tempo.

Aprenda a gostar de estudar

Se você se habituar a estudar com frequência, vai acabar gostando. Assim como acontece com alguns tipos de comida, as quais você se habitua com o tempo, estudar também é assim.  Ao iniciar um estudo se esforce para gostar do que está fazendo, pense que é prazeroso e que você está adquirindo conhecimento. Isso certamente fará com que o estudo flua melhor. Ao contrário, se iniciar uma tarefa pensado negativamente, que você não gostaria de estar ali, sua mente não vai ajudar tanto.

FONTE: Guia do Estudante