Boa parte da dificuldade das provas de um vestibular está em interpretar corretamente o enunciado das questões. Manter o hábito da leitura e saber analisar o texto são condições fundamentais para o sucesso do candidato. No dia da prova, o aluno precisa estar preparado para interpretar diferentes gêneros de textos e enunciados complexos. Seguem algumas dicas que podem ajudar a potencializar a interpretação de texto.

1 – Mantenha o hábito da leitura

O treinamento é essencial para quem deseja alcançar o sucesso em qualquer atividade. Ler diversos gêneros de textos, desde jornais até poesia é fundamental para que o aluno se desenvolva e aprenda a interpretar diferentes tipos de linguagem. Isso aumenta o vocabulário e melhora a interpretação de texto. Além disso, o aluno acaba desenvolvendo a concentração.

2 – Aprenda a resumir

Resumir textos após a leitura é importante também para a interpretação e dão ao aluno a capacidade de síntese. Para isso, o treinamento é fundamental para que se torne um hábito.

3 – Leia mais de uma vez o mesmo texto ou enunciado

A boa compreensão de um texto é feita com mais de uma leitura. Na primeira, identificam-se as informações principais e após a segunda, o leitor consegue observar detalhes e entender o seu completo significado. Sugere-se também grifar as principais informações para facilitar a consulta posterior à leitura.

4 – Mantenha um diálogo com o texto

Depois de ler o texto algumas vezes e grifar os principais pontos é importante que o aluno faça perguntas para si como qual o gênero indicado no texto e qual a ideia principal.

5 – Identifique gênero, referências e outros detalhes

Após a leitura e ao fazer questionamentos para si sobre o que está estudando, o aluno deve identificar cada detalhe disposto no texto. Analisar o papel de cada voz que aparece no texto, saber se ele faz referência a um fato histórico ou a outros textos e separar diferentes tipos de informação são importantes para que o aluno treine seu poder de interpretação e visualize todos os contextos.

Fonte: Universia