Para quem ainda não viu, o MEC já divulgou o seu Manual para a Correção das redações do ENEM.

O manual explica as 5 competências que serão cobradas na redação, cada uma delas valendo até 200 pontos, somando um total de 1.000.Vamos aos principais pontos abordados no manual:

Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita

Valor: 200 pontos

Nesta competências, o aluno deve demonstrar seu domínio da norma padrão de escrita, sem apresentar desvios gramaticais e de convenções. Desta forma, o participante demonstra que domina as exigências da norma padrão e as absorveu aos seus hábitos linguísticos. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal, excluem a redação da pontuação mais alta.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo

Valor: 200 pontos

O participante desenvolve muito bem o tema, explorando os seus principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Isso significa que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a tese a ser defendida é explicitada; argumentos que comprovam a tese distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a proposta de intervenção funcionando como uma conclusão.

Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Valor: 200 pontos

O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Valor: 200 pontos

O participante articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível não poderá conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico-gramatical; sequência justaposta de idéias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá, porém, conter eventuais desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua. Entretanto, o mesmo erro não poderá se repetir, uma vez que essa pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar pleno domínio dos recursos coesivos.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Valor: 200 pontos

O participante elabora proposta de intervenção clara e inovadora, relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la.

Para acessar o manual completo, clique aqui.

Lembrando que as provas do Enem 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro.

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