O nervosismo é grande para os vestibas que vão fazer as provas do Vestibular de Inverno 2012 PUCPR neste domingo (17). O momento agora é de relaxar e procurar seu equilíbrio. Para quem não estudou todo o conteúdo, de nada adianta querer recuperar o tempo perdido. Devorar os livros neste momento só vai atrapalhar seu rendimento.

Nesta semana conversei com Rafaela Faria – psicóloga, mestre e doutoranda em educação, orientadora profissional no programa Aliança Educativa da PUCPR – sobre algumas dicas para este período que antecede a prova. “Cuidar da alimentação, realizar alguma atividade física e procurar atividades relaxantes são essenciais para ajudar no equilíbrio do vestibulando. Se o candidato não está em sintonia e equilibrio, a concentração e a memória podem ser afetadas”, explica Rafaela.

Você pode estar se perguntado, o que é possível fazer em tão pouco tempo para me ajudar? Neste caso, pequenas atitudes podem te ajudar. Vamos lá:

- Procure se alimentar corretamente e não pule refeições. Alimentos muito pesados antes da prova, podem dar sonolência. Mantenha uma alimentação balanceada para ajudar no funcionamento do seu organismo.

- Se você costuma fazer alguma atividade que está meio esquecida, como andar de bicicleta, caminhar ou até mesmo ler uma revista, resgate-a.

- Coloque seu sono em dia.

Se mesmo assim o nervosismo surgir, exercícios de respiração podem ajudar, além de beber água natural. Se você tem mais dicas, deixe seu comentário para dividir com os demais vestibas que acompanham o blog!