Na tarde desta quarta-feira, dois programas importantes para o governo federal devem ter seu futuro definido: o sistema de cotas para negros nas instituições de ensino superior e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os candidatos interessados, devem ficar de olho no tema, pois a definição do tribunal influenciará futuras decisões do Congresso Nacional sobre leis que reservam vagas em universidades.

Entre os argumentos pró-cotas, a necessidade de combater a discriminação com a população negra, resgatar uma dívida histórica e acabar com as desigualdades econômicas e educacionais entre brancos e negros são os principais. Quem é contra, por sua vez, acredita que as cotas “dividiriam” a sociedade, que é difícil distinguir quem é ou não negro e que a pobreza discrimina mais do que a cor da pele.

Apesar de não ter previsão de término da votação e como será seu resultado, os interessados podem e devem acompanhar as discussões. Vamos ficar de olho.

Via Ig