Vamos falar um pouco de história? Este é um assunto que pode ser abordado nas provas de vestibular. Fique atento.

Hoje completam-se 30 anos da Guerra das Malvinas com a mal sucedida invasão das forças argentinas ao arquipélago localizado no Atlântico Sul. Durante 74 dias, o conflito mobilizou 28 mil soldados ingleses e 12 mil soldados argentinos, contabilizando 913 mortos. O cessar-fogo foi declarado e o documento de rendição assinado no dia 14 de junho de 1982.

Entretanto, este desfecho não acabou com a disputa pela soberania das ilhas. Desde então, a Argentina tenta negociar com o Reino Unido sem sucesso. O principal argumento utilizado pelo Reino Unido é de que os kelpers (habitantes das ilhas) querem continuar sob soberania britânica, instituída em 1883.

Para os vestibas de plantão, algumas consequências da guerra devem ser analisadas:

9/6/1983 – fortalecida pela vitória na guerra, Margaret Thatcher foi reelegida como premiê  no Reino Unido.

10/12/1983 – fim de 7 anos de ditadura militar com Raúl Ricardo Alfonsín tornando-se o primeiro presidente eleito democraticamente.

1990 - restabelecimento de relações democráticas entre Argentina e Reino Unido com a saída de Margaret Thatcher do governo britânico.

Para complementar as informações e entender um pouco mais sobre o assunto, acompanhe o infográfico disponibilizado no site do Ig: