A questão abaixo foi aplicada no último Vestibular de Verão da PUCPR. Darei a resposta correta na segunda-feira. Não deixe de comentar sua resposta. Boa sorte!

Até maio desse ano foram registrados 737.756 casos suspeitos de dengue no Brasil, o equivalente a um aumento de 120%; 2,2 vezes a mais que no mesmo período do ano passado. São Paulo foi o estado que apresentou maior número de casos (185.966), seguido por Minas Gerais (158.207 casos) e Goiânia (80.055). Foram confirmadas 321 mortes provocadas pela infecção. O ministério público cita como fatores responsáveis por esse aumento de casos – o aumento da temperatura, a intensificação das chuvas, o acúmulo de lixo e a irregularidade na distribuição de água em muitos municípios brasileiros.

Fonte: O Estadão, 08 de julho de 2010.

Com base nessa notícia, é CORRETO afirmar:

I. O aumento dos casos de dengue pode ser relacionado ao fato de os insetos serem ectotérmicos; logo, o aumento da temperatura externa aumenta o metabolismo dos mosquitos, fazendo com que se desenvolvam mais rápido e fiquem mais ativos picando um número maior de pessoas, podendo transmitir-lhes o vírus da dengue.

II. O aumento dos casos de dengue pode ser relacionado ao fato de os mosquitos serem insetos que possuem metamorfose completa, ou seja, os adultos, além de diferentes morfologicamente dos jovens, vivem em locais distintos. Particularmente os adultos alados e terrestres botam os ovos em água limpa e parada, onde as larvas aquáticas se desenvolvem. Assim, o aumento das chuvas – associado com o acúmulo de lixo – proporciona mais locais para as fêmeas botarem seus ovos,  automaticamente, aumentando o número de adultos.

III. O aumento dos casos de dengue pode ser relacionado ao fato de estar fora do alcance do cidadão controlar os mosquitos e os focos de dengue ao evitar que a água fique parada em locais propícios – como vasos de plantas, garrafas e vasilhas –, onde a fêmea pode botar seus ovos e as larvas se desenvolverem.

A) As assertivas I, II e III são verdadeiras.

B) Apenas a assertiva I é verdadeira.

C) Apenas a assertiva III é verdadeira.

D) Apenas a assertiva II é verdadeira.

E) Apenas as assertativas l e ll são verdadeiras