29_03_algodao-doce-espaco-Cientistas conseguiram encontrar evidências geológicas que mostram como se formaram as primeiras rochas que deram origem a corpos sólidos como a Terra.

Um material frágil e poroso parecido com algodão doce se formou a bilhões de anos no grande disco de poeira e gás que deu origem ao Sistema Solar – a Nebulosa Solar. Por causa da turbulência do sistema, esse material foi compactado durante anos, se transformando em uma rocha mais dura que abriu caminho para a formação de planetas, luas e asteróides.

Os pesquisadores conseguiram chegar a esta conclusão após analisar o fragmento de corpo conhecido como meteorito condrito carbomáceo, proveniente do cinturão de asteróides entre Júpiter e Marte. Os pesquisadores também descobriram que este meteorito se formou nos primórdios do Sistema Solar, quando partículas de poeira microscópicas colidiram umas nas outras, se juntando a partículas maiores chamadas “côndrulos”, com cerca de um milímetro.

Esta é a primeira vez que foi possível reconstruir quantitativamente a história dos materiais mais antigos do Sistema Solar.

Via Info