17_02_CondyluraAnimais com hábitos noturnos ou que vivem em ambientes extremamente escuros geralmente possuem alguns sentidos mais apurados que outros animais. Para sobreviver em meio ao breu de seu habitat, algumas criaturas aprimoram sentidos como a visão noturna, a audição e o olfato. Já outros animais, como os morcegos, desenvolvem mecanismos de localização.

Dentre as espécies mais curiosas de animais que vivem na escuridão, o Star Nosed Mole (Condylura cristata), destaca-se por sua bizarrice.

Adaptado para viver em túneis subterrâneos, este animal com o corpo parecido de uma toupeira é completamente cego, apresentando estruturas em forma de tentáculos que rodeiam suas narinas. Sensíveis ao toque e a impulsos elétricos, seus tentáculos permitem que o animal perceba o mundo em sua volta e identifique presas em seus esconderijos, além de ajudar a cavar túneis subterrâneos.

O Star Nosed Mole costuma viver em áreas molhadas no Canadá e no nordeste os Estados Unidos.  Sua alimentação é composta de pequenos invertebrados, insetos aquáticos, vermes e moluscos.

O vídeo abaixo mostra um pouco mais desta estranha criatura.

Via Biointerativa