Cansado de ver sua cidade suja e poluída, o ambientalista estoniano Rainer Nolvak criou em 1997 o movimento Let´s Do It com a proposta de “varrer” todo o lixo das ruas em 24 horas, ou, no máximo, em um final de semana. A iniciativa bem sucedida na Estônia pode ser conferida no vídeo acima.

Aqui no Brasil, o projeto iniciará em março deste ano com o nome Limpa Brasil – Let’s Do It e para enfrentar seu primeiro desafio, a cidade escolhida é a do Rio de Janeiro, que segundo dados do IBGE tem mais de 1,2 milhão de toneladas de lixo jogadas, anualmente, em suas ruas e praias por moradores e turistas.

Além do Rio de Janeiro, outras 13 cidades receberão o megamultirão: Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Belém, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador, e o mais bacana é que podemos nos cadastrar como voluntários para a ação. Basta acessar o site, conferir o cronograma e se programar para colocar a mão na massa!

O projeto aqui no Brasil é proposto para uma década e também promete criar um plano educacional sobre o lixo para escolas públicas, com a colaboração do Instituto Akatu e do Canal Futura.

Acesse o site do projeto e confira o calendário completo das ações Limpa Brasil – Let’s Do It.

Dica Super Interessante