shutterstock_56919763Os vestibas que acompanham o Blog sabem que eu já falei sobre esse assunto em outro post. Mas vale a pena relembrar para quem ainda está indeciso!

Muitos cursos de graduação já oferecem a opção de cursar licenciatura em conjunto com o bacharelado. E o que isso significa?

Para início de conversa, as duas modalidades servem como graduação e possibilitam a continuação de seus estudos como o mestrado e o doutorado.

Em licenciatura, o aluno é capacitado em matérias pedagógicas que o tornam apto a dar aulas no Ensino Fundamental e Médio. Matérias específicas como estrutura e funcionamento da educação básica, didática geral e específica e psicologia da educação fazem parte da grade curricular deste profissional.

Já no curso de bacharelado a formação é voltada ao mercado de trabalho. O aluno é preparado para atuar e desenvolver atividades em sua área.

Mas afinal, um bacharelado pode dar aulas?

Para educação básica e fundamental, não. Nesses casos é obrigatório ter cursado licenciatura durante a graduação.

Para quem ainda está em dúvida fica a dica: dê uma olhada na descrição de seu curso e, se possível, opte por cursar as duas modalidades. Dessa forma você terá a possibilidade de escolha no futuro. Se, mesmo assim, você optar por apenas uma modalidade fique atento à sua escolha.