As flechas apontam a falaha provocada na superfície devido ao resfriamento da Lua.

As flechas apontam a falha provocada na superfície devido ao resfriamento da Lua.

Imagens divulgadas pela Nasa mostram que a Lua está encolhendo como uma maçã velha. As imagens revelam que a circunferência da Lua encolheu cerca de 100 metros em um curto período de tempo.

A contração do único satélite natural na Terra é consequência do resfriamento do interior da Lua. Pesquisadores chegaram a essa conclusão após várias fotografias registradas a bordo da Sonda de Reconhecimento Luna (LRO), instrumento colocado em órbita na Lua pela Nasa em junho de 2009.

“As imagens de ultra-alta definição fornecidas pelas câmeras de ângulo estreito a bordo do LRO vão revolucionar nossa percepção sobre a lua”, declarou Mark Robinson, do Instituto da Terra e da Exploração Espacial da Universidade Estadual do Arizona (sudoeste), co-autor desta pesquisa e principal cientista responsável pelas câmeras do LRO.

Enquanto a equipe desenvolve as pesquisas, aguardamos mais resultados sobre o futuro de nosso satélite.

Fonte Revista Veja