O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou no início dessa semana as médias de todas as escolas brasileiras que obtiveram os melhores e os piores resultados no Enem do ano passado.

O dado mais impressionante é que, das 20 melhores escolas no ranking geral, apenas 2 são públicas e, entre as 20 piores, todas são da rede pública. Assustador, não acham?

Para este ano, o Enem terá um formato diferenciado de avaliação, com 180 questões. Anteriormente eram 63 questões e a prova de redação. O objetivo é de avaliar melhor cada candidato, minimizando o grau de acertos por “chute” e apontando as habilidades de deficiências dos candidatos.

Nesse caso, um aluno que teve menor pontuação do que outro pode apresentar melhor resultado se os acertos se concentrarem em questões com maior peso.

Os resultados divulgados demonstram que 64% das escolas da rede pública ficaram acima da média (500 pontos). Já na rede particular, o número sobe para 98% das escolas. Lembrando que o Enem não é obrigatório.

O gráfico abaixo mostra as 20 melhores e piores escolas com desempenho no Enem do Brasil, além das escolas por região. Basta licar no Estado desejado.

MapaEscolasEnem

Também é possível conferir a lista completa das escolas.

Confira a matéria completa no site G1.