genomaApós 15 anos de pesquisas, uma descoberta científica divulgada nessa semana está causando discussões em todo mundo. O avanço é surpreendente e está dividindo opiniões.

O cientista americano Craig Venter e sua equipe apresentou ao mundo uma técnica revolucionária, que está sendo considerada a maior descoberta cientifica dos últimos tempos.

Primeiro eles produziram em laboratório uma cópia do material genético que fica armazenado dentro de uma bactéria (genoma). Depois, substituíram algumas sequências desse genoma por outro que não existia nessa bactéria, simulando uma modificação.

Em uma terceira etapa, os cientistas trocaram o genoma natural de uma terceira bactéria pelo genoma produzido e modificado em laboratório, fazendo com que essa bactéria se comportasse como a primeira utilizada, ou seja, uma espécie de célula programada para responder a determinado comando.

Essa descoberta abre novos caminhos para criação de células que não existem na natureza e que poderiam servir como alimento, remédio ou mesmo como arma.

Vale lembrar que os cientistas ainda não sabem como criar um genoma artificial inteiro que sobreviva como uma célula comum, mas as ferramentas básicas para isso estão prontas.

As consequências ainda estão sendo avaliadas. Mas já imaginamos que tudo que assistimos em filmes de ficção científica possa estar próximo de acontecer.

Fonte G1