Essa é uma profissão para aqueles que buscam a defesa e a garantia dos direitos sociais das pessoas. Se você, independente de diferenças sociais e raciais, gosta de trabalhar com pessoas e se importa com elas esse é o curso ideal.

Uma característica bem marcante do assistente social é seu compromisso com questões como o enfrentamento de violência urbana, meio ambiente e exclusão social. A área de atuação desse profissional é bastante ampla, abrangendo hospitais, ong´s, empresas de assessoria, órgãos públicos, sindicatos e empresas privadas.

Com tantas opções, fica difícil escolher em que área atuar. Sonia Borkowski de Sousa, aluna do 5º período do curso de Serviço Social na PUCPR, que o diga. “Quando passei no vestibular para o curso de Serviço Social, eu já conhecia um pouco da atuação dos profissionais da área junto à sociedade e suas relações sociais, mas o curso superou todas as minhas expectativas. A minha visão do curso foi complementada com matérias como antropologia, direito e psicologia”, diz.

Sonia disse que gosta muito da área jurídica, “mas como só é possível atuar nessa área através de concursos, resolvi me dedicar a esse projeto para acompanhamento de pena e medidas alternativas”, assim é possível vivenciar na prática os conteúdos vistos em sala de aula.

Aliás, a Universidade acaba de firmar um convênio com o Ministério Público. Essa parceria vai garantir o acompanhamento psicológico e social de pessoas condenadas a medidas alternativas. “Trabalhar em um projeto como esse mostra como as relações sociais acontecem na prática. Acompanhamos a história de vida de cada indivíduo para saber os motivos que o levaram a cometer determinado delito”, comenta Sonia.

Para os vestibas que pretendem atuar nessa área, Sonia dá algumas dicas: “gostar de ler sobre assuntos diversificados e, principalmente, participar de palestras e cursos ofertados”.

Se você de identificou com o tema e quer conhecer um pouco mais sobre o curso de Serviço Social acesse o site.