internet1Criado em 2006 pela ONU, hoje (17) o mundo comemora o Dia Mundial da Internet. Indispensável no trabalho e em nossas vidas é praticamente impossível imaginar um mundo sem internet. Imagine fazer buscas sem o Google, não poder ler seus emails ou então não acessar as redes sociais. Definitivamente a rede mundial tornou-se instrumento de cultura e informação, além de encurtar distâncias e aproximar pessoas.

O Dia Mundial da Internet serve para estudos de novas tecnologias e reflexão sobre o futuro deste meio de comunicação. As principais preocupações dos especialistas envolvem a mudança de protocolo de segurança, a pirataria e o domínio excessivo da rede por algumas empresas.

A mudança do protocolo IP da versão 4 para a 6 permitirá aumento da segurança da rede. Assim os internautas estarão mais protegidos enquanto navegam.

A redução da pirataria visa encontrar modelos de negócios que protejam a propriedade intelectual, como já ocorre nos Estados Unidos. Lá os internautas são conscientizados sobre as vantagens do consumo legal de filmes e músicas.

O domínio excessivo da rede por algumas empresas implica na dependência dos usuários de portais como o Google, Yahoo ou mesmo as redes sociais. A dependência é tamanha que problemas técnicos nesses sites chegam a gerar um caos entre seus usuários.

No Brasil, foi reaberto o debate público do Marco Civil da Internet no país. Nesses próximos dias, será possível opinar novamente sobre as regras propostas para garantir direitos, determinar responsabilidades e orientar a atuação do Estado no desenvolvimento da rede mundial de computadores.

Para mais informações, acesse o site.

Fonte G1