estudosVida de vestiba não é fácil. Para quem está fazendo o terceiro ano então, nem se fala! Diversas matérias para estudar, simulados e provas para fazer, exercícios para treinar. É tanta matéria para entender que chega a dar insegurança.

Muitos professores e estudiosos dizem que decorar não é a melhor forma, que o vestiba deve compreender os conteúdos, mas alguns conteúdos cobrados em vestibulares acabam exigindo a memorização por parte dos estudantes.

Sabe-se que o cérebro humano absorve 10% do que lemos, 10% de tudo que vemos e 80% de tudo que escutamos. Então, que tal aproveitar essas informações na hora de estudar matérias que exigem memorização?

Uma boa dica é ler um texto em voz alta ou então gravar as aulas para depois escutá-las enquanto está em casa.

Colar cartazes em seu local de estudo ou mesmo no seu quarto com os conteúdos em tamanhos e cores diferentes, traçando linhas cronológicas, desenhos e imagens, além de deixar o estudo mais divertido, ajuda em sua compreensão.

Além dessas dicas, você pode inventar outras formas que combinem com seus métodos de estudo.

Mas se mesmo assim, na hora da prova der aquele “branco”, não se desespere. Tente se acalmar um pouco pensando em outras coisas. Você também pode tomar água ou ir ao banheiro. O segredo é aproveitar o tempo para fazer a prova com calma e relembrar as informações que precisaram ser memorizadas.

Dica Seja Bixo.