aguaHoje é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída em 22 de fevereiro de 1993 para que a partir dessa data todos os países dedicassem o dia a atividades concretas que promovam a conscientização pública e a difusão de mesas redondas, seminários e exposições relacionadas ao tema.

Sabemos da pouca quantidade de água potável em nosso planeta (0,008%), e mesmo assim, grande parte das fontes dessa água potável está sendo contaminada pela ação do homem.

Uma pesquisa realizada pela ONU constatou que 50% da taxa de doenças e mortes nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação. Para cada 1.000 litros de água utilizados, outros 10.000 são poluídos. Assustador, não acham?

Para evitar a escassez de água é preciso a conscientização em seu uso. Órgãos governamentais, estaduais e municipais devem planejar e executar o melhor aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis. Mas, além de órgãos públicos, os cidadãos podem e devem contribuir de maneira consciente. Pequenas ações como diminuir o tempo do banho, utilizar a mesma água para lavar o carro e a calçada evitam o desperdício e garantem a preservação desse recurso indispensável.

Fonte O Dia online e Ambiente Brasil.