Esse profissional que estuda remédios, cosméticos e alimentos industrializados para garantir a eficácia e segurança na produção e utilização pelo consumidor está comemorando seu dia hoje.

Vestiba, se você ainda está em dúvidas sobre qual curso fazer, conheça um pouquinho mais sobre essa profissão:

Antigas práticas de pesquisa de medicamentos utilizando substâncias vegetais, animais e minerais contribuíram para o desenvolvimento da farmácia como ciência e profissão. Cientistas relatam que há mais de 2.600 anos, os chineses já desenvolviam seus remédios, extraindo drogas de milhares de plantas para curar doenças. E há 1.500 anos os egípcios também preparavam seus medicamentos a partir de vegetais, sais de chumbos, cobre e ungüentos de banha de leão, hipopótamo, crocodilo e cobra.

Já as primeiras boticas surgiram no século X e são consideradas as precursoras das farmácias modernas.

Os cursos superiores de Farmácia e Bioquímica surgiram como uma necessidade para o aperfeiçoamento do conhecimento científico das plantas, minerais e microorganismos e seu uso na cura de doenças, na fabricação de produtos farmacêuticos e nas análises clínicas.

Profissional a serviço do ser humano, o farmacêutico deve estudar para saber de que modo reagem as substâncias utilizadas em remédios, alimentos e perfumaria no organismo humano.  Profissão em permanente evolução, seus ramos de especialização precisam sempre de uma visão tecnista e de um olhar humanístico do profissional.

Devido a sua formação multidisciplinar, o farmacêutico pode atuar em farmácias, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, análise forense, consultorias, unidades de saúde e vigilância sanitária. Também é possível trabalhar diretamente com o desenvolvimento de pesquisa para liberação de novos medicamentos, em laboratórios de controle de qualidade e controle ambiental, além de encontrar ótimas oportunidades na indústria, no desenvolvimento, pesquisa, produção, controle e garantia da qualidade.

Diante das inúmeras opções de atuação desse profissional, o farmacêutico torna-se essencial para a sociedade, pois possui o conhecimento necessário para um resultado eficaz das substâncias utilizadas em remédios, alimentos e perfumaria.

Ficou interessado pela profissão? Conheça um pouco mais sobre esta graduação oferecida na PUCPR e assista ao vídeo do curso.