reveillon2Essa tradicional comemoração que conhecemos teve muitas mudanças até os dias atuais. Desde os calendários babilônicos até o calendário gregoriano, a data de comemoração do ano novo mudou várias vezes.

Tudo começou bem antes do nascimento de Cristo, quando o homem usava as sombras de pedras e dos montes como referência de tempo e os primeiros calendários baseavam-se no sol e na lua.

A primeira comemoração de reveillon ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 a.C. A festa acontecia no início da primavera, um dos momentos em que o Sol se aproxima da linha do Equador. Em nosso calendário atual, essa data corresponde ao mês de março.

Como havia diferenças entre calendários, outros povos como os assírios, persas, fenícios e egípcios, comemoravam o ano novo no mês de setembro. Já os gregos celebravam a data em meados de dezembro.

Foram os romanos que estabeleceram um dia no calendário para essa grande comemoração. Em princípio no dia 1º de março, mas foi modificado para 1º de janeiro em 153 a.C.

Na Europa, até 1563, o reveillon ainda era comemorado conforme o calendário mesopotâmico. As festas, que incluíam trocas de presentes, duravam uma semana – do dia 25 de março a 1º de abril.

Em 1564 o rei Carlos IX adotou o calendário gregoriano, decidindo que o ano novo deveria mesmo ser comemorado no dia 1º de janeiro. Os franceses que não guardaram a nova data e/ou mantiveram o antigo costume foram ridicularizados com pegadinhas (recebiam presentes estranhos e eram convidados para festas inexistentes), por isso o dia 1º de abril ficou conhecido como o dia da mentira.

Em 1582 a Igreja consolidou essa comemoração ao adotar o calendário gregoriano, o mesmo que alguns países já utilizavam. Mas ainda hoje alguns povos, como os chineses, comemoram em datas diferentes.

Datas a parte, o reveillon é o fim de um ciclo e início de outro. É o momento de aproveitarmos a oportunidade para rever nossos objetivos e enchermos o coração de esperança. E para isso, além de estar próximo das pessoas que você gosta, valem as famosas simpatias como comer lentilha, vestir roupa branca e guardar uma folha de louro na carteira.

Um ótimo ano novo a todos!

Fonte: portal Terra e Super Interessante