nothingToda sexta-feira após o dia de Ação de Graças, nos EUA, já é de praxe as pessoas correrem para as lojas aproveitar as promoções, formando filas enormes antes mesmo do comércio abrir. Na contramão do consumo, foi criado há mais de 15 anos o Buy Nothing Day (em inglês, “Dia de Não Comprar Nada”). A ideia é que os participantes do movimento se comprometam a não comprar absolutamente nada durante 24 horas, como um ato de protesto ao consumismo desenfreado e seus efeitos no mundo global. A revista ativista Adbusters chegou até a anunciar a campanha no principal canal de televisão dos EUA, a CNN.

Este ano, a turma do movimento britânico Do The Green Thing entrou na onda e criou um site que imita uma página de produtos da Amazon. Só que, ao invés de produtos, o único item que se pode comprar é “nada”, pelo preço de zero libras. O site traz ainda vários depoimentos em vídeo sobre consumo consciente, dê uma olhada.

Também conhecida como Dia Mundial Sem Compras, a data é comemorada na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças na terra de Obama, e no último sábado de novembro no resto do mundo. E você, apoia a causa? A dica é do Brainstorm #9.