poluição

A questão abaixo foi cobrada na prova de Geografia do Vestibular 2008 da PUCPR. Tente respondê-la corretamente.

A existência da espécie humana está diretamente ligada à preservação do ambiente natural. Essa integração tem sofrido diversas interferências negativas que começam a ameaçar a existência dos seres vivos.

Diante desse cenário, pode-se AFIRMAR que:

I. O ritmo de crescimento da sociedade de consumo é superior e muito mais rápido do que a capacidade de regeneração natural dos recursos existentes no planeta e sabe-se que a poluição ambiental e os impactos que o meio tem sofrido não podem ser eliminados em curto prazo.

II. Os problemas ambientais adquiriram dimensões globais e afetam a biosfera como um todo, pois a fumaça expelida pelos automóveis e fábricas, ou mesmo os dejetos lançados em mares e rios atingem e atingirão a humanidade e o seu meio, sem distinção.

III. A camada de ozônio começa a ser recuperada com ações de proteção ao meio ambiente. Estudos mostram uma diminuição no buraco da camada de ozônio em virtude dos baixos índices do efeito estufa.

IV. Na litosfera existem pequenas moléculas de ozônio cujo símbolo químico é O2. Essas moléculas filtram os raios ultravioletas provenientes do sol, prejudiciais ao homem.

V. Sabe-se que a camada de ozônio retém os raios ultravioletas, que são altamente nocivos aos vegetais clorofilados, responsáveis pela fotossíntese e, conseqüentemente, pelo equilíbrio necessário à preservação da vida na Terra.

A alternativa CORRETA é:

A) I, II e III.
B) II, III e V.
C) III, IV e V.
D) I, II e V.
E) I, III e IV.