dom-casmurroPara familiarizar os vestibas com o modelo de provas da PUCPR, achei que seria bacana postar aqui algumas questões retiradas de exames anteriores. O material também serve como fonte para os seus estudos. Comece respondendo à pergunta abaixo, extraída da prova de Literatura do Vestibular de Verão 2008, sobre a obra “Dom Casmurro”, que continua na lista dos indicados pela PUCPR. A reposta correta será divulgada em breve aqui no Blog – mas quem tiver pressa já pode consultar o gabarito.

Sobre Dom Casmurro, de Machado de Assis, leia as afirmações a seguir e depois assinale a alternativa correta:

I. A obra mais conhecida de Machado de Assis tem como temática o adultério feminino, a exemplo de outras narrativas suas contemporâneas.
II. O ciúme foi a causa da separação de Bentinho e Capitu, pois o fato de que Ezequiel é filho de Bentinho fica comprovado na narrativa.
III. Ao criticar a sociedade de seu tempo, Machado de Assis desnuda as relações interpessoais, sempre egoístas, como acontece com Bentinho e Capitu.
IV. Capitu, a mulher dissimulada, de olhos de cigana oblíqua, não consegue dissimular sua dor, por ocasião da morte de Escobar.
V. Dom Casmurro é o marco inicial do Realismo brasileiro, de que Machado de Assis é o maior representante.

A) As afirmações I, III e IV estão corretas.
B) As afirmações II, III e V estão corretas.
C) Somente a afirmação I está correta.
D) Somente a afirmação V está errada.
E) Nenhuma das afirmações acima está errada.