colunasEngana-se quem pensa que o estudo da Filosofia saiu de moda há muito tempo e tem pouca aplicação no mundo atual. Aliás, a disciplina voltou com tudo em 2007, quando foi declarada obrigatória no currículo básico do Ensino Fundamental e Médio.

Muito gente tem notado que um dos perfis mais valorizados hoje no mercado brasileiro é o daquele profissional com capacidade de reflexão, assimilação e pensamento crítico. Todas habilidades desenvolvidas durante os três anos do curso superior de Filosofia, uma das opções do Vestibular de Verão 2010 da PUCPR. Veja aqui o vídeo do curso.

O profissional graduado pode seguir carreira na docência e também na área de pesquisa, mas o campo é ainda mais amplo, porque o conhecimento filosófico permite que ele atue em gestão educacional, empresarial, editorial ou política. Quer dizer, em todas as áreas que priorizam uma visão ética, política e social.

Mas atenção: se você não é muito chegado em leitura, nem pense em escolher este curso. Aluno de Filosofia precisa ler muito, e de preferência em vários idiomas. Mas fique tranqüilo, porque não faltará incentivo: o acervo de Filosofia da biblioteca da PUCPR está entre os principais do sul do Brasil, com grandes obras clássicas em português e na língua original, e você ainda pode consultar obras raras do século XIV, por exemplo. Além da biblioteca, a Universidade também possui laboratórios de informática e de línguas estrangeiras e sala para traduções simultâneas.

Para quem está se preparando para o vestibular de Filosofia, encontrei uma fonte bem bacana na internet. A revista Superinteressante publicou uma pequena enciclopédia com termos básicos da disciplina, como dialética, hermenêutica, metafísica e muitos outros. Outra dica, mas só para quem lê bem em inglês, é o site da fundação americana Edge, com discussões que reúnem cientistas e pensadores contemporâneos. Boa leitura!