abaco

Quantos números pares de três algarismos têm dois algarismos ímpares? E de quantas formas é possível dividir R$ 10,00 em moedas de 10 centavos e de 25 centavos, usando pelo menos uma moeda de cada valor?

Perguntas como essas podem tirar o sono de alguns vestibulandos, mas para os estudantes que participam da Olimpíada Brasileira de Matemática, elas são quase um passatempo. A competição acontece todo ano desde 1979 e é aberta para alunos do ensino Fundamental, Médio e Universitário. Além de ajudar a descobrir novos talentos, a Olimpíada é um estímulo e tanto para o estudo de uma matéria que até hoje causa arrepios em boa parte dos vestibas. A edição desse ano já começou, mas você pode consultar as provas e gabaritos dos anos anteriores no site da Olimpíada Brasileira de Matemática, e ainda acessar o conteúdo da revista Eureka – uma ótima fonte de estudos da disciplina. Fica a dica!