laranjas

Vestiba esperto é aquele pega pesado nos estudos, mas pega leve na ansiedade. Isso porque a chamada tensão pré-prova pode causar insônias, problemas de memorização e emocionais, botando a perder todos aqueles meses que você passou debruçado nos livros. Uma matéria da Folha de São Paulo mostrou que o nível de estresse dos vestibulandos pode ser maior nos meses das inscrições do que no próprio dia da prova. Mas você não precisa passar por nada disso. Tente administrar melhor o seu tempo, incluindo momentos de lazer, prática de esportes e boa alimentação na sua rotina de estudos. Diminuir o consumo de café, chocolate, refrigerantes e bebidas alcoólicas também ajuda. Veja só essa lista de alimentos antiestresse, recomendados por uma nutricionista do site Bem Leve.

Alface: possui lactucina, que atua como calmante;
Espinafre e brócolis: contêm potássio e ácido fólico, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso;
Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro;
Laranja: relaxante muscular natural, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. Possui substâncias hidratantes e é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B;
Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, por conter selênio, um agente antioxidante.